AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação é considerada parte integrante do processo educativo e tem por finalidade acompanhar o processo de desenvolvimento integral do educando.
A avaliação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio é entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Os alunos da Educação Infantil são avaliados por meio de conceitos atribuídos pelas professoras. Estes conceitos são considerados através de observação espontânea
ENSINO FUNDAMENTAL I
O 1º ano do Ensino Fundamental é avaliado através de parecer descritivo semestral, sem retenção.
Do 2º ao 5º ano, a avaliação é realizada com:
- Simuladinho bimestral
- Avaliações Bimestrais
A média é obtida através da soma dessas duas avaliações, totalizando 10,0
ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio são avaliados através de quatro instrumentos a saber:
- Avaliação Mensal em forma de trabalhos: Valor 2,0 pontos
- Avaliações Bimestrais: Valor 5,0 pontos
- Trabalhos e tarefas: Valor 2,0 pontos
- Simulado Nacional Anglo: Valor 1,0 pontos
A média é obtida através da soma dessas avaliações, totalizando 10,0
SISTEMA DE RECUPERAÇÃO
Caso o aluno não obtenha o rendimento necessário durante o processo avaliativo no bimestre, ou seja, não alcance 6,0 pontos, o mesmo deverá realizar a recuperação de conteúdos e notas através de uma nova avaliação a ser marcada pelo professor, com valor de 10,0 pontos. A média final do aluno é obtida somando a média obtida com a nota da recuperação e o valor dividido por dois. Caso a nova nota obtida seja inferior ao que o aluno já havia tirado, permanece a anterior. Ou seja, vale sempre a maior nota.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – 3º BIMESTRE – 2023 (6º AO TERCEIRÃO)